quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Histeroscopia... o que?

Nome feio né? Mas não se assuste não porque ele "salvou" minha vida, que exagero, eu nem tava morrendo rsrsrs
Tudo começou a 2 meses atras, 2 semanas após a menstruação ir embora começo a sangrar, mas era um sangramento tão pouco, minusculo e insignificante que eu não dei cabimento, só que ele não parou, apesar de estar sim tentando engravidar não me passou pela cabeça que poderia ser indícios de gravidez ou até mesmo o fim dela, pra tirar a duvida exame de farmácia NEGATIVO, fiquei tão aliviada que ate as dores que estava sentindo passaram, o sangramento pouco continuou, marquei a ginecologista e no dia de ir pensei que minha menstruação havia descido, então desmarquei a consulta e remarquei para o mês seguinte, e para minha surpresa não era a menstruação,apenas o sangramento que mandou um pouco mais do que o comum pra me enganar, e lá fiquei eu, sem consulta, sem exame, sangrando e com leves cólicas abdominais.
Se tem uma coisa que me deixa nervosa é mania que brasileiro tem de ir para a emergência por qualquer motivo, isso me deixa tão nervosa que quando eu tenho que ir acho que não tenho que ir e acabo não indo, mesmo precisando, e esse foi um desses casos.
Então que a menstruação (a de verdade) atrasou, não desceu quando tinha que descer, mais um exame de farmácia e NEGATIVO, duas semanas depois a menstruação dá seu ar da graça, e de "cum força", nunca senti tanta dor na minha vida, no terceiro dia a dor foi tanta que senti que estava parindo, a ponto de precisar me apoiar em algum lugar igual gravida faz mesmo, e voilá, a dor passou, para o meu alivio, e quando fui trocar meu coletor tive uma surpresa, um pedaço do endometrio¹ estava lá, eu levei um susto e entendi o motivo de tanta dor, mas enfim, bola pra frente, estava na expectativa de ter sido esse o motivo de tanto sangramento fora da época.
Então que exatamente 2 semanas após o fim desse ciclo, o sangramento retornou novamente, dessa vez estava com a ginecologista marcada e não iria desmarcar nem que eu espirrasse sangue, chegando lá mostrei tudo pra ela pois sou uma menina muito prendada e uso o aplicativo CLUE² o que ajudou bastante a monitorar tudo que estava acontecendo, de imediato a medica falou "não foi um aborto?" e eu fiquei tipo "oi?" fiz 3 exames de farmácia q deram negativos, o sangramento começou logo após a menstruação como poderia ser aborto?, segunda a medica agora não tinha mais como saber, se eu tivesse ido na emergência mas como não fui e já passou todo esse tempo realmente não tinha como ter certeza e ela iria passar um US para saber se não havia ficado "resto de aborto" e por isso o sangramento ñ cessava e as cólicas que eu sentia, alem de ter passado 3864789 exames de sangue para fazer...
Na hora eu fiquei em choque, um aborto... será? Chorei, um pouco, depois me segurei, eu não tinha a certeza de ser um aborto, e se não fosse??? Me segurei na expectativa de não ser.
Ate o dia de fazer o US eu tinha certeza que nada teria, que todos os sangramentos e cólicas eram hormonais e coisas da minha cabeça, até que lá estava, aquela bolinha na tela, o medico disse "pode ser um coagulo de sangue, um polipo ou um resto de aborto", ok, tinha alguma coisa, não era nada da minha cabeça, parece que quando recebi o resultado de que realmente tinha alguma coisa aqui todas as dores que eu vinha segurando e achando que eram besteiras decidiram dar o ar da graça, como quem diz "com licença que agora a gente tem motivo pra doer", e doeu, e doía, e eu não sabia o que fazer, se fosse um aborto a quanto tempo isso estaria aqui? Que risco eu teria com isso? Pesquisa, pesquisa, pesquisa, nada, nenhuma informação, pede ajuda pra amiga, fala com amiga mas, sinceramente, quem fica com aborto retido por tanto tempo sem dar algum problema? Eu seria a unica da historia? Ou isso realmente não seria um aborto??
Por sorte muita sorte o marido trabalha num local onde tem muitos médicos e um dos melhores ginecologista de Fortaleza trabalha lá, ele conversou com ele e pediu que eu fosse no dia seguinte para a maternidade escola onde ele faria uma curetagem por sucção (AMIU³)... meu mundo caiu... uma curetagem????
Passei a noite pesquisando sobre esse tipo de curetagem, mas ainda me martelava afinal o que era isso que eu tinha???
No dia seguinte lá estou eu na maternidade escola sendo atendida entre vaaarias gravidas, o medico que estava extremamente ocupado não poderia realizar a curetagem e depois de alguns minutos pensando disse "você precisa de uma histeroscopia", fiquei aliviada por um momento, ñ seria curetagem, mas depois pensei "que porra é essa???" como tenho plano de saúde ele me encaminhou para uma clinica de seu amigo, e lá fui eu nessa peregrinação com dor, sangrando, sem saber afinal o que eu tinha, vai pegar a guia, vai autorizar a guia, volta pra clinica e espera, espera, espera, até ser chamada, e a sensação que eu tinha era "vai acabar, vai finalmente acabar".
O medico super atencioso me explicou que a histeroscopia era apenas uma câmera que se coloca no utero pela vagina para ver o tem lá dentro, e se tiver algo tira e leva para analise q nesse caso como não se sabia o que eu tinha uma curetagem poderia não ser útil e não tirar se fosse um polipo.
No momento que entrei no consultório lá mesmo fiquei, já fui me preparar para o procedimento, que era bem simples, na verdade é como colocar um DIU, uma leve sedação, 15 min e pronto, eu saberia afinal o que teria.
Meu maior medo era não dormir, a sim eu queria dormir, queria dormir por 3 dias e acordar feliz da vida sabendo que tudo terminou, quando o medico entrou na sala eu logo gritei "to acordada!!!!!" a anestesista riu e disse q gostava q a paciente visse o medico antes de colocar pra dormir, e então eu dormi, por 15 min ate me acordarem e eu falar "tava sonhando com o carnaval" (que mentiraaa, eu tava era chapada, que sonhando com carnaval o que), fui pra sala de recuperação pra passar a anestesia e a cólica terrível que estava sentindo, nossa quando passou foi tão bom, só quando passou que percebi como eu estava com dor, eu havia apenas me acostumado a ela.
Antes de ir embora o medico me confirma, era um polipo, não era aborto, não era coagulo, era apenas um minusculo e chato polipo infernizando minha vida, mas que agora ele foi retirado e estou tão aliviada que tudo acabou, segundo o medico ele faz 10 procedimentos desse por dia, que ter polipo é muito comum em qualquer mulher e qualquer idade, apenas o risco aumenta quando passa da faixa dos 40 anos.
Hoje é o primeiro dia após o procedimento e estou com dores horríveis na lombar, mas faz parte, tudo faz parte, acabou, nem sagramento tenho mais, só quero ficar boa logo e cuidar para que nunca mais aconteça!

Deixo pra quem tiver curiosidade uma imagem do que é um polipo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário